sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fontes de energia

As fontes de energia são o sitio de onde a energia provem. O sol, o vento e o intrior terra são algumas fontes de energia que existem.

Recursos energéticos

Desde muito cedo que o homem utiliza a energia para as mais diversas tarefas. Inicialmente, apenas para procurar alimentos, para a caça e pesca, para construir os primeiros abrigos, ou seja, para as suas actividades diárias. À medida que o Homem foi necessitando, cada vez mais, de energia, foi descobrindo novas formas de a obter. Com a Revolução Industrial, surgiram as modernas máquinas, sendo as fontes de energia mais utilizadas a madeira e o carvão. Depois, surgiu o petróleo como principal fonte de energia, com a invenção do motor. Actualmente, o homem utiliza os mais diversos recursos energéticos, estando estes divididos em duas categorias: renováveis e não renováveis.

Energia primária

«Energia primária» é o recurso energético que se encontra disponível na natureza (petróleo, gás natural, energia hídrica, energia eólica, biomassa, solar). Exprime-se normalmente, em termos da massa equivalente de petróleo (quilograma equivalente de petróleo - kgep - ou tonelada equivalente de petróleo - tep). Há formas de energia primária (gás natural, lenha, Sil) que também podem ser disponibilizadas directamente aos utilizadores, coincidindo nesses casos com a energia final.
Conceito de Energia

Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação".
A palavra é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos.
O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz. Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada, vento) ou por um organismo vivo (por exemplo os músculos, energia biológica).
A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho".
Qualquer coisa que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a aquecê-lo ou a fazê-lo ser atravessado por uma corrente eléctrica - está a "gastar" energia (uma vez que ocorre uma "transferência", pois nenhuma energia é perdida, e sim transformada ou transferida a outro corpo). Portanto, qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar possui energia. Enquanto o trabalho é realizado, ocorre uma transferência de energia.
O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.


Energia potencial

É a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta a ser modificada noutras formas de energia e, consequentemente, a produzir trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará um seta. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se modifica em energia do movimento (energia cinética). Levantar o martelo, enrolar a mola e esticar o arco faz, por sua vez, o uso da energia cinética produz um ganho de energia potencial.
Existem diferentes tipos de energia potencial, relacionados com as diferentes formas de energia (ver abaixo) dos quais se destacam: a elástica, a gravitacional e a elétrica.
A energia potencial gravitacional na superfície da Terra é proporcional à altura (h) do corpo (medido em relação a um determinado nível de referência que pode ser por exemplo o chão nessa localização).
É calculada pela expressão: ou
A energia potencial elástica está associada a uma mola ou a um corpo elástico.
É calculada pela expressão (no caso ideal):
K= Constante da mola (varia para cada tipo de mola, por exemplo a constante da mola de um espiral de caderno é bem menor que a constante da mola de um amortecedor de caminhão).
X= Variação no tamanho da mola.
A energia potencial elétrica está relacionada com uma carga qualquer "q" de uma partícula situada a uma distância "d" de uma carga de prova "Q".
É calculada pela expressão: , sendo , podemos substituir:
k= constante eletrostática do meio em que as cargas estiverem inseridas.
V= potencial elétrico.
q= carga da partícula.
d= distância entre a partícula e o referencial.
Q= carga do referencial.

Energia Cinética

É a energia que um corpo em movimento possui devido à sua velocidade. É calculada por:
m= massa do corpo.
v= velocidade do corpo.
Isto significa que quanto mais rapidamente um objeto se move, maior o nível de energia cinética. Além disso, quanto mais massa tiver um objeto, maior é a quantidade de energia cinética necessária para movê-lo.
Para que algo se mova, é necessário transformar qualquer outro tipo de energia neste. As máquinas mecânicas - automóveis, tornos, bate-estacas ou quaisquer outras máquinas motorizadas - transformam algum tipo de energia em energia cinética.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Quais os dez países mais poluidores do mundo?

(dados de 2002)
- Estados Unidos - 24.3 % - 5,844,042,000 t
- China - 14.5 % - 3,263,103,000 t
- Rússia - 5.9 % - 1,432,513,000 t
- Índia - 5.1 % - 1,220,926,000 t
- Japão - 5.0 % - 1,203,535,000 t
- Alemanha - 3.3 % - 804,701,000 t
- Reino Unido - 2.3 % - 543,633,00 t
- Canadá - 2.1 % - 517,157,000 t
- Coréia do Sul - 1.8 % - 446,190,000 t
- Itália - 1.8 % - 433,018,000 t