sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fontes de energia

As fontes de energia são o sitio de onde a energia provem. O sol, o vento e o intrior terra são algumas fontes de energia que existem.

Recursos energéticos

Desde muito cedo que o homem utiliza a energia para as mais diversas tarefas. Inicialmente, apenas para procurar alimentos, para a caça e pesca, para construir os primeiros abrigos, ou seja, para as suas actividades diárias. À medida que o Homem foi necessitando, cada vez mais, de energia, foi descobrindo novas formas de a obter. Com a Revolução Industrial, surgiram as modernas máquinas, sendo as fontes de energia mais utilizadas a madeira e o carvão. Depois, surgiu o petróleo como principal fonte de energia, com a invenção do motor. Actualmente, o homem utiliza os mais diversos recursos energéticos, estando estes divididos em duas categorias: renováveis e não renováveis.

Energia primária

«Energia primária» é o recurso energético que se encontra disponível na natureza (petróleo, gás natural, energia hídrica, energia eólica, biomassa, solar). Exprime-se normalmente, em termos da massa equivalente de petróleo (quilograma equivalente de petróleo - kgep - ou tonelada equivalente de petróleo - tep). Há formas de energia primária (gás natural, lenha, Sil) que também podem ser disponibilizadas directamente aos utilizadores, coincidindo nesses casos com a energia final.

Sem comentários: